domingo, 22 de julio de 2012

Proyecto Turismo Cultural Mozambique

PROJECTO CULTURAL ‘ECO-MACUTI’

CASA ECOLÓGICA TRADICIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MEIO AMBIENTE E A CULTURA LOCAL

OBJECTIVO

Pretende-se rehabilitar uma casa de contrução tradicional, fazendo desta um lugar com condições para o alojamento de qualquer visitante, sempre respeitando a cultura local eo meio ambiente.

DESCRIPÇÃO DAS INSTALAÇÕES

A casa esta situada na parte continental da Ilha de Moçambique, no bairo de Sanculo. Esta, está num lugar estratégico, perto do mercado, da praia, do ponte da Ilha de Moçambique e da comunidade local.

A casa de estilo tradicional, esta composta de uma sala e 3 quartos que vão ser preparados para hospedagem. Situada numa area de 22x11m, com um total de 248m2.

Eco-Macuti, e um projecto que pretende atingir em 3 conceitos:

-O respeito pela contrução tradicional, que temos que conservar e fortificar para não perder a tradição, álem de ser um tipo de contrução fresca e sustentável. Manter a estructura de pão a pique, o teto de macuti, etc.

- Implementar um projecto ecológico interno, aonde, todas as infraestructuras da casa sejan pensadas para preservar o melhor possível o meio ambiente. Assim como pode ser uma cozinha solar, reciclagem, etc.

- Conhecer a cultura local. Todos os visitantes que vão-se hospedar na casa eco-macuti, vão conviver com a comunidade, fazendo uma troca de experiencias, aprendendo a cultura tradicional, assim como conviver com os vecinhos, aprender a culinaria, as danzas, a lingua emakua, a medicina tradicional, assim como outras.

Álem do hospedagem, no quintal vai-se habilitar um parro onde também poderão-se dar aulas, workshops e diferentes actividades culturais.

Autora do Projecto

Cristina Senserrich



1 comentario:

Levitando en Afrika dijo...

espero que el viento me lleve pronto a mozambique cris... el proyecto es fantástico!